As surpresas da Copa do Mundo

4 jul

Alemanha, Argentina e, por último, Espanha. Itália nem veio à Rússia. É notório que essa Copa do Mundo tem se destacado também pelas “zebras”. A chance de tê-la numa final é grande. Se de um lado do chaveamento tem os campeões Brasil, Uruguai, França. Do outro, avançaram Rússia, Croácia, Suécia e Inglaterra (desses países, apenas Inglaterra já foi campeão mundial). A Bélgica é a “intrusa” entre os que já conquistaram o título.

Quartas de final da Copa do Mundo 2018. (Créditos: Gazeta do Povo.)

Em números, há 3/4 de chances de uma nação que nunca conquistou a Copa chegar à final. Mais do que isso, tem 100% de merecimento por chegarem até as quartas de final.

Analisaremos cada uma dessas surpresas:

Rússia: Antes do início da Copa do Mundo, a Rússia era a PIOR colocada dentre os países participantes (62° lugar). Com o fim da competição, deverá ficar entre os melhores. Isso demonstra bem a “montanha russa”: estavam todos desesperançosos e não era para menos, pois não ganhavam desde outubro de 2017 (7 jogos sem vitórias). No entanto, tudo mudou quando a Copa começou: de cara, emplacaram uma goleada contra a Arábia Saudita por 5×0. Ademais, desbancaram uma das favoritas ao título (Espanha) e prosseguem com o sonho vivo.

A classificação da Rússia passou pelos pés de Akinfeev. (Crédito: Reuters)

Croácia: Das surpresas, talvez a equipe com maior potencial de chegar até uma final. Além disso, é um dos países que mais tem se destacado nessa Copa do Mundo. Não à toa desbancou a seleção argentina, venceu as três partidas (100% de aproveitamento) e terminou em primeiro lugar do grupo D. Os croatas contam com o talento de Modric, Rakitic, Perisic, Kovacic e Mandzukic (jogadores das principais equipes do mundo) para desbancar os donos da casa. Demonstraram que podem ir longe quando ganharam da Argentina por 3×0. É bom ficar de olho.

A boa fase da Croácia passa pelo futebol de Modric. (Créditos: Getty Images)

Suécia: Existe uma seleção de que não se pode duvidar. E ela mostrou o porquê disso: favoritos como Holanda e Itália ficaram pelo seu caminho nas eliminatórias. Na fase de grupos, foi a vez da Alemanha. Será agora a da Inglaterra?

Além da força defensiva que vem demonstrando, a agressividade na hora de atacar é mais um marco dos suecos. Olha que o seu principal jogador ficou de fora.

Se por um lado Ibrahimovic não foi convocado, o camisa 10 sueco vem roubando a cena: Forsberg, por exemplo, foi o autor do gol que garantiu a Suécia nas quartas de final contra a a Suíça.

A pergunta que fica é a seguinte: quem será capaz de parar a Suécia?

Suécia vem desbancando grandes seleções. (Créditos: Site Oficial)

Bélgica: Não sei se chega a ser uma surpresa pelos ótimos jogadores que tem em seu elenco. Porém, quando se fala em Copa do Mundo, não deixa de ser. A vez que chegou mais longe foi em 1986 (4° lugar). Ao contrário, teve muito mais fracassos, não passando da primeira fase em 6 ocasiões. No entanto, essa nova geração belga é bastante promissora e está “sedenta” para conquistar um título. Para isso, conta com a ajuda dos craques Kevin de Bruyne e Hazard para chegar ao tão sonhado título mundial.

De Bruyne e Hazard são craques da Bélgica e do futebol internacional. (Créditos: Getty Images)

Os semifinalistas serão conhecidos na sexta e no sábado, todos às 11 horas e 15 horas (horário de Brasília).

Uruguai x França: sexta-feira (6), 11h, Nizhny Novgorod;

Brasil x Bélgica: sexta-feira (6), 15h, Arena Kazan;

Suécia x Inglaterra: sábado (7h), 11, Samara;

Rússia x Croácia: sábado (7), 15h, Sochi.

por Gabriel Lutterbach

Uma resposta to “As surpresas da Copa do Mundo”

Trackbacks/Pingbacks

  1. Tudo que você precisa saber do Brasil antes do embate contra a Bélgica | - julho 5, 2018

    […] para o duelo de amanhã. E, para isso, contou com a ajuda de duas equipes brasileiras para evitar surpresas. O Coritiba e Atlético-PR acompanharam a seleção da Bélgica desde o início da competição e […]

Deixe um comentário